Dermatologia Clínica

Dermatologia Clínica

Vitiligo

O que é?

O vitiligo é uma doença crônica que provoca a despigmentação da pele e a perda de cor em determinadas partes do corpo. Esse processo decorre da morte ou da destruição dos melanócitos – células que produzem a melanina, pigmento que confere cor à pele – pelo próprio sistema imune do paciente, levando ao aparecimento de manchas brancas espalhadas por várias regiões.

Embora possa se desenvolver em qualquer parte do corpo, as manchas em geral se iniciam na face, no antebraço, nas mãos ou nos pés. A doença atinge homens e mulheres na mesma proporção, porém a manifestar-se de forma mais severa e desfigurante em pessoas de pele negra ou escura, o que pode acarretar profundo desgaste emocional ao paciente.

A doença tem origem genética e está relacionada a fatores ambientais ainda não estabelecidos, além de ter como fatores desencadeantes o estresse e outras formas de desgaste emocional. A doença pode acometer pacientes de qualquer idade, mas em geral costuma aparecer entre os 10 e os 30 anos.

Como se manifesta?

O principal sinal do vitiligo é o aparecimento de manchas branco-leitosas na pele, em decorrência do processo de despigmentação. Outros indícios são:

  • Embranquecimento prematuro do cabelo, cílios, sobrancelha ou barba;
  • Perda de cor nas membranas mucosas;
  • Perda ou mudança de cor na camada interna do olho (retina).

Qualquer parte do corpo pode ser atingida pelo vitiligo. No entanto, a doença em geral inicia-se em regiões fotoexpostas, como os braços, o rosto ou os pés. Normalmente, a doença se manifesta sob uma das seguintes formas:

  • Focal – a despigmentação está restrita a uma ou a poucas regiões do corpo;
  • Segmentada – a despigmentação ocorre em apenas um lado do corpo;
  • Generalizada – a perda de cor está disseminada por várias partes do corpo, às vezes de forma simétrica.

Compartilhe

pré-agendamento

Nós entraremos em contato com você.

"Elegância é quando se é tão linda por dentro quanto por fora"

[Coco Chanel]
Todos os direitos reservados - © Copyright 2016 -